O Surgimento de O Monstro do Pântano

O Monstro do Pântano (Swamp Thing) é um personagem criado em 1971 pelo roteirista Len Wein e pelo desenhista Berni Wrightson para a revista House Of Secrets da DC Comics. Sua história gira em torno do personagem Alec Holland. Alec é um cientista que trabalha junto de sua mulher Linda Holland, em um fórmula que visa restaurar as plantas da Lousiana, porém o projeto é sabotado, seu laboratório explode por conta de uma bomba que é colocada lá, Linda morre e o corpo de Alec é arremessado, devido a explosão, no pântano da Lousiana, que ficava as margens do laboratório. Como é típico nas histórias em quadrinhos de super-heróis, acontecimentos desta natureza viram mote para a criação dos personagens e assim surge o Monstro do Pântano, uma criatura feita de galhos, folhas, musgo e ervas daninhas, entretanto com uma aparência meio humana.
Após este acontecimento, o monstro parte em busca de vingança e acaba indo parar na Europa aonde encontra o arque vilão Anton Arcane, um feiticeiro obcecado em enganar a morte, sua sobrinha Abigail “Abby” Arcane e o investigador Matthew Cable, que se torna confidente do monstro.

Apesar da criação não ser muito original, o personagem ganhou uma revista própria. As histórias eram boas e ganharam certa fama, atraindo o público com enredos baseados em clichês de terror e suspenses góticos. Porém, com o passar do tempo a revista não conseguiu manter a sua qualidade e a vendagem caiu, terminando por ser cancelada e o personagem indo para o chamado limbo do Universo DC. O personagem só voltou a aparecer em 1982 com uma nova dupla encarregada das histórias.
Marty Pasko (roteiro) e Tom Yeats (arte) retornaram do ponto aonde as histórias de Wein e Wrightson haviam parado. A dupla introduziu novos coadjuvantes como o casal Liz Tremayne e Dennis Barclay e os vilões de uma companhia chefiada pelo General Sunderland.

Este novo elenco tomou conta dos dezenove primeiros números da série, que teve seu clímax num novo embate (do Monstro) com Anton Arcane, agora uma medonha criatura meio aracnídea depois que sua busca pela divindade o fez afundar ainda mais na monstruosidade. Enquanto planeja tomar posse do corpo do Monstro do Pântano através de alguma espécie de transplante mental, Arcane é frustrado no último instante e acaba por morrer como uma inteligência desencarnada sem esperança de encontrar um novo corpo.

Como já havia ocorrido com a primeira dupla, esta não conseguiu manter o padrão das histórias e a revista estava a perigo de ser cancelada, quando surgiu o convite a um inglês que estava ganhando fama nos quadrinhos de sua terra natal. Inglês este que viria a marcar seu nome na história da história em quadrinhos. (Continua)

Comentários

  1. Muito legal o seu blog cara. Descobri ele graças ao post que você fez na comunidade de Sci-fi.
    Legal seu post sobre o Monstro do Pântano, e eu tenho uma duvida...você vai comentar sobre a revista depois do Alan Moore?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Danilo. Fico feliz pelo elogio.

    Irei postar sobre a fase Moore sim. Na verdade já tenho ela pronta por conta da minha monografia sobre essa fase, só faltou um tempinho pra postar.
    Logo mais estará no blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas