Livro: Montanha Gelada - Charles Frazier





Lançado em 1997 nos Estados Unidos Montanha Gelada é primeiro livro de Charles Frazier. Resultado de mais de oito anos de pesquisas e composição do romance, acabou sendo uma estreia de muito sucesso, virando best-seller, um certo frisson no mercado editorial e premiado com o prestigiado National Book Award. Foi lançado em 1999 no Brasil pela Companhia das Letras e, aparentemente, está meio esquecido entre o público brasileiro. O que é uma pena pois o livro tem muito a oferecer ao leitor.

Na obra o soldado Inman está lutando na Guerra Civil Americana e após ser ferido gravemente, fica em um leito no hospital. Cansado da guerra, decide desertar e voltar para a Montanha Gelada, na Carolina do Norte, lugar onde cresceu e deixou Ada, um amor ao qual ele espera retornar. Enquanto isso Ada, filha única do pastor Monroe, precisa aprender a administrar a fazenda Black Cave após a morte do pai.

No caminho para casa Inman encontra outros viajantes e desertores, bem como moradores locais, uns propensos a ajudarem, outros com propósitos mais obscuros. Também enfrenta vários desafios naturais, desde animais selvagens, fome, dificuldades geográficas, o clima, a neve, além da Guarda Nacional, organização liderada pelo violento Teague, especializada em encontrar desertores sulistas e trazê-los de volta ao front.

Já Ada, moça educada entre livros e lições de piano na cidade de Charleston, vive ao pé da Montanha Gelada por recomendação do médico do pai enfermo. Ambos nunca trabalharam no campo pois Monroe era pastor e deixava o cuidado necessário nas mãos de uma família contratada, que após o início da guerra e a morte do proprietário, decidem partir para tentar a sorte em outro lugar. Ada então recebe ajuda de Ruby, e ai começa uma relação de aprendizado entre as duas.

A alusão óbvia da história é a Odisseia de Homero, ressaltado por uma passagem na qual Ada lê o clássico grego para Ruby. Os personagens que vão aparecendo também tem seus momentos, principalmente Strobod, pai de Ruby, que acaba sendo o único a ter uma participação mais especial na história. Entretanto o enredo principal é entre Ada e Inman e o autor sempre mantém a história firme em tal sentido.

As paisagens tem um cuidado especial, sendo, em sua maioria, decorridas dos Apalaches. As citações da fauna e flora regional são inúmeras, bem, como equipamentos de trabalho são pontuais, enriquecendo o texto, porém pode dificultar um pouco o leitor não acostumado. Frazier tem uma bela prosa com uma construção de cenários e situações muito bem descritas. Desde seu lançamento a obra tem sido comparada com os livros de Cormac McCarthy e sem dúvidas há semelhanças. Ambos tem personagens estranhos, deslocados, que fazem bonitos discursos sobre a relação do Homem com a natureza, sobre os desígnios de Deus, as mudanças na sociedade, os ritos indígenas locais e seu destino, bem como a violência da civilização. Entretanto, falta a Franzier o forte estilo poético, apocalíptico e, muitas vezes, assustador de McCarthy.

Deixando comparações de lado, Montanha Gelada é um livro com cenas marcantes, belo, envolvente, inspirador e surpreendente até o fim.










Comentários

Postagens mais visitadas